Todo mundo concorda que ter uma casa aconchegante e agradável é o objetivo de qualquer pessoa, certo? Por isso, é bastante importante pensar em cada detalhe no momento de fazer um reforma ou qualquer projeto. A decoração é um fator que faz toda diferença, e o estilo urban jungle pode contribuir bastante com o seu lar.
Se você nunca ouviu falar ou se não sabe muito bem como adotar essa decoração na sua casa, não tem problema. Fique com a gente até o final deste post, que nós vamos compartilhar dicas incríveis com você. Aproveite!
Em tradução literal, a “selva urbana” é o tipo perfeito de decoração para quem ama verde e quer se sentir mais próximo da natureza, mesmo estando dentro de casa. Ele já se tornou tendência há um tempo e consiste, basicamente, em incorporar elementos naturais para a decoração, deixando os espaços mais leves, arejados e bonitos.
A principal característica desse estilo de decoração é a enorme quantidade e variedade de plantas que ele comporta. Mas isso não é tudo. Outros elementos decorativos também têm tudo a ver, como macramês, cestos, quadros verdes, móveis de vime e assim por diante.
O urban jungle pode ser a base do seu projeto ou apenas uma influência. Você pode aderi-lo para a casa toda ou, simplesmente, adotar alguns elementos em um ou mais cômodos. O mais importante é que fique harmônico, e não sobrecarregado.
Esse tipo de decoração deve ser adotada, principalmente, por quem gosta de plantas. Além de ornamentais, elas são ótimas companhias e demandam cuidado.
Então, além de se identificar com o estilo decorativo, você também precisa ter disposição e disponibilidade para mantê-lo. Além disso, é necessário que você tenha espaço para acomodar os itens, sem que eles pareçam bagunçados. Considere um checklist para saber se o urban jungle é para você:
Engana-se, quem acredita que no estilo urban jungle é só ter plantas. Na verdade, existem muitos outros elementos que devem ser considerados. Qualquer material que seja de origem natural pode se tornar um ótimo complemento para esse tipo de decoração, o que inclui argila, palha e madeira.
A cor das paredes e dos móveis também pode contribuir. Estampas florais ou com folhas são bastante interessantes. Mas cuidado para não carregar demais o ambiente. Aqui vão algumas dicas extras:
Revestimentos em pedra e madeira têm tudo a ver com esse estilo, já que remetem a espaços abertos e lembram árvores e montanhas. Mas você não precisa de nada tão radical para garantir um estilo mais selvagem para a sua decoração.
Contrastando com as paredes, os tons de cinza, o preto e o branco também são ótimas pedidas. Eles ajudam a ressaltar as tonalidades de verdes das plantas e ainda caem muito bem com os amadeirados dos móveis. Também são ótimos para contrastar com cores vibrantes, como azul e amarelo, que podem surgir em almofadas, vasos ou outros objetos decorativos.
Os azulejos são uma forma extremamente charmosa de atribuir cor e detalhes a esse estilo de decoração. Em espaços com cozinha e sala integrados, por exemplo, ter azulejos coloridos contribui muito.
Se você quer deixar a pegada do verde por conta da parede, vai adorar o revestimento Amazônia. A cor vai ganhar a maior parte do ambiente, com um toque único e especial, capaz de deixar qualquer cômodo no clima urban jungle.
A referência que ele faz aos elementos naturais é uma maneira perfeita para tentar compensar a ausência do verde nas cidades. Com folhagens verde-escuro no desenho, as peças remetem às matas. A textura aplicada em revestimentos cerâmicos 21,5X21,5 adiciona pontos de cor às paredes, e aproxima ainda mais dessa pegada da selva.
O urban jungle deixa os ambientes muito leves e bonitos. Normalmente, são cômodos agradáveis e receptivos, que fazem as pessoas se sentirem à vontade e se reconectarem com a natureza. Ter uma casa cheia de plantas é um afago para a alma e para o corpo, também.
As plantas ajudam a purificar o ar, o que é um benefício e tanto para quem vive em grandes cidades. Além disso, elas contribuem com o microclima do local. No verão, servem para refrescar os ambientes, já que trocam umidade com o ar e deixam tudo mais agradável. Em outros termos, você terá uma casa sustentável.
Elas ainda desempenham um importante papel emocional. Proporcionam mais paz de espírito e aumentam o bem-estar geral. Apenas o fato de ter que se dedicar a cuidar e manter as plantas saudáveis já é um apelo importante para a sua saúde mental.
Qualquer coisa que remeta o ser humano à sua própria natureza é algo extremamente benéfico para ele, seja visual, seja fisicamente. Por isso, o estilo de decoração urban jungle contribui muito para uma casa que exala leveza e conexão com o meio ambiente.
Como você viu ao longo do post, isso também proporciona inúmeros benefícios, que vão bem além das questões estéticas. Então, o que você está esperando para começar o seu projeto?
Se você gostou deste conteúdo sobre urban jungle e se gosta de ter informações sobre novidades e tendências de decoração, assine nossa newsletter e receba todos os nossos conteúdos diretamente por e-mail!