O quarto é um dos principais cômodos da casa para as crianças, afinal boa parte das brincadeiras e atividades serão realizadas nele. Por esse motivo, é importante criar um ambiente divertido, funcional e que proporcione segurança e conforto.
Para te ajudar a planejar um quarto infantil que atenda todas essas necessidades, reunimos neste texto os pontos principais que você deve ficar atento durante o planejamento. Confira abaixo.
O primeiro passo para escolher os móveis corretos é analisar o espaço disponível. Quartos amplos possuem mais liberdade na escolha, já os pouco espaçosos devem dar preferência para móveis planejados e funcionais.
Atualmente existem uma ampla variedade de móveis multifuncionais, como camas com gaveteiro, criado mudo com gavetas e puffs que também podem ser utilizados como baú. Para quartos infantis compartilhados, as camas beliches são ótimas opções, principalmente os modelos que possuem escrivaninha acoplada.
Para quem deseja personalizar o quarto dos pequenos, é possível investir em móveis divertidos, como beliches com escorregador, camas suspensas com escadas ou, até mesmo, em camas com formatos diferentes.
Como dissemos, existem diversas opções de móveis para complementar a decoração do quarto infantil. No entanto, é fundamental colocar a segurança da criança sempre em primeiro lugar.
Portanto, dê preferência para os móveis desenhados exclusivamente para o público infantil, pois eles apresentam o design adequado para essa faixa etária. Alguns detalhes simples, mas que fazem muita diferença, são as quinas arredondadas, a altura apropriada para que as crianças não precisem escalar o móvel para alcançar um brinquedo e peças pintadas com tintas não tóxicas.
Um ambiente organizado é importante para as crianças aprenderem desde cedo a importância da organização. Para tornar essa missão mais fácil, aposte em prateleiras, nichos, baús e estantes. Futuramente, os locais que você utiliza para guardar brinquedos podem ser utilizados para armazenar livros e materiais de estudo.
Uma dica para incentivar as crianças a manterem a organização do quarto é categorizar o que deve ser guardado em cada espaço. Para isso, aplique etiquetas de identificação nas caixas organizadoras e o que deve ser guardado nela, como exemplo ursinhos de pelúcia ou carrinhos.
Ao planejar um quarto infantil, alguns fatores devem ser levados em consideração, como a segurança e limpabilidade do local. Afinal, o quarto será um dos cômodos em que as crianças irão passar mais tempo brincando e se divertindo.
Por esse motivo, os revestimentos podem ser grandes aliados. Além de complementarem a decoração, eles são super resistentes e fáceis de limpar, o que permite que as crianças brinquem à vontade e evita o acúmulo de poeira e ácaros.
Outra vantagem dos revestimentos, é que existem diversas estampas e acabamentos disponíveis no mercado. No entanto, o quarto é um cômodo que pede conforto e aconchego, por isso recomendamos utilizar revestimentos com estampas amadeiradas e acabamento acetinado, como os produtos da Série Arbol, Devon e Loft Wood da Incepa.
Para garantir uma decoração inovadora, é possível estender o uso do revestimento para as paredes. Os modelos tridimensionais são ótimas opções, pois além de acrescentarem personalidade ao ambiente, conseguem estimular cognitivamente o tato e a visão das crianças, devido ao jogo de luz e sombra causado pelo relevo da peça.
Abaixo temos dois projetos que utilizaram os produtos da Série Arbol e Loft Wood. Mesmo não representando um quarto infantil, é possível perceber a sensação de conforto e aconchego que proporcionam ao ambiente.
O quarto infantil permite uma iluminação mais divertida do que os demais cômodos da casa. Atualmente, existem luminárias temáticas que imitam diversos formatos e abajures que refletem o céu ou a galáxia.
Utilizar pisca-piscas e lâmpadas coloridas também é uma alternativa para deixar o ambiente mais alegre. Porém, lembre-se de manter uma luz central mais forte para clarear o local enquanto as crianças estão brincando ou realizando as atividades escolares.
Com essas dicas, esperamos que você realize um projeto de quarto infantil divertido e que atenda as necessidades dos pequenos!