A Incepa alcançou 70 anos no mercado nacional de revestimentos. O sucesso se explica pelas características principais da marca: inovação e elevada qualidade.
Neste artigo, vamos nos deter principalmente na fase oitentista, uma das mais marcantes para a sociedade e para a empresa. Confira, a seguir, não os “embalos de sábado à noite”, mas os embalos da década de 80 na história de 70 anos da Incepa. Leia e confira!
A Incepa nasceu nos anos 1950, década que se destacou por se seguir imediatamente ao final da Segunda Grande Guerra, em 1945.
Os anos 50 (chamados de “Anos Dourados”) foram marcados por conflitos políticos e grande avanço tecnológico e científico. Também vale falar do começo da guerra fria entre URSS e EUA, principalmente no contexto bélico e de corrida espacial.
O mercado de decoração apostou na diversidade de cores e texturas, acompanhando a tendência modernista. As residências eram mobiliadas com peças cromadas, azulejos bonitos, veludo, móveis icônicos providos de pés palito.
Nessa época, a Incepa investiu na comercialização de azulejos brancos, o primeiro tipo a ser produzido por ela. Mas, no final dos anos 1950, os revestimentos Incepa já eram coloridos (tons pastel variando entre amarelo e verde, entre azul e rosa e outros tons).
Depois dessa breve análise do que aconteceu na década de 50, vamos resumir os outros anos de atuação nesta retrospectiva da Incepa 70 anos.
A empresa acompanhou as tendências, com opções mais vibrantes para os revestimentos (cores verde, vermelho e laranja; peças para cozinha decoradas a mão; baixos relevos e outros produtos pós-modernistas).
A empresa continuou oferecendo dicas de decoração que seguiam as tendências — no caso, os padrões geométricos maiores e a Art Déco. Os revestimentos decorados formavam grandes painéis que adornavam não somente cozinhas e banheiros, mas áreas de serviços, copas, salas de jantar e lavanderias.
A empresa lançou azulejos de grife com a assinatura de um famoso estilista da Itália, Valentino (mais detalhes, abaixo).
As pessoas passaram a usar revestimentos em toda a casa, e a empresa forneceu peças que suprissem essa necessidade.
A empresa investiu em um amplo portfólio de produtos e melhorou a qualidade da segurança. Foi uma fase em que a Incepa fabricou revestimentos antideslizantes, reproduzindo madeiras nobres e pedras. Essa ideia também foi aplicada no porcelanato Incepa para piscinas e áreas externas, com um contorno mais clean.
A aquisição da supercompactadora Contínua+ pela empresa contribuiu para a produção dos revestimentos cerâmicos de maior qualidade no mercado nacional.
A Incepa inovou com os SuperFormatos a partir da tecnologia BioSafe, indicados para espaços diversos, incluindo escritórios, banheiros e clínicas médicas (trata-se de um aditivo cujo princípio ativo é a prata, que elimina 99% das bactérias e dos vírus).
Nesta parte, vamos nos deter mais sobre o período oitentista. Entre as décadas mais relevantes, os anos 1980 se destacam como icônicos. No campo musical, por exemplo, artistas famosos permaneceram na alta mesmo nas décadas posteriores.
Os setores de decoração sofreram influência do look romântico inglês, caracterizado por tecidos com estampas e inovação nos papéis de parede. Pessoas mais modernizadas enfeitaram as fachadas de suas residências com iluminação neon ou negra.
Como dicas de decoração da década de 80, temos os azulejos de grife que, como explicamos, foram assinados por Valentino. Além disso, vale a pena investir em desenhos florais ou geométricos, muito usados em banheiros e cozinhas.
Na década de 80, também se deu preferência a nuances escuras ou com detalhes dourados, que se harmonizavam com metais. Confira algumas dicas de decoração dos anos 80 que, ainda hoje, são válidas.
Tendência que se iniciou nos anos 80 e nunca saiu de moda. O acrílico é espesso e transparente, sendo bastante útil em espaços nos quais a pessoa não deseja muitas texturas.
A iluminação brilhante e de neon, iniciada na década de 80, ainda é moderna e representa sofisticação e estética aprimorada.
Estilo caracterizado por cores brancas e azuis, padrões listrados, monogramas. É um estilo que cairia bem no cenário atual, pois se adaptaria às tendências vigentes.
Para contrapor à ideia minimalista que predomina hoje em dia, o bronze (comum na década de 80) seria uma opção maximalista para atrair a atenção das pessoas, dando um novo toque à decoração.
Além dessas dicas de decoração, vamos citar mais algumas sugestões oitentistas que tendem a agradar ao público do século XXI:
EMBEDAR VÍDEO YOUTUBE
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Em nossa entrevista do Youtube, é possível coletar boas dicas de materiais da década de 80 da Incepa. Por exemplo, a partir do design das roupas fabricadas em Lille, cidade da França, os profissionais criaram o revestimento Buon Giorno.
Finalmente, a empresa fez um contrato com a linha de Valentino. Surgiu, então, o conceito de banheiro com grife, envolvendo louças e metais para criar um ambiente luxuoso.
Os pisos fabricados na década de 70 chegaram à década de 80 com mais texturas, mais motivos. Foram submetidos a uma técnica que melhorou sua condição técnica: a monoqueima. Nesse período, além de a empresa vender revestimentos assinados por Valentino, o comprador ainda ganhava, de uma arquiteta, o projeto de design e instalação do produto.
Célia Cunico, cujos pais foram funcionários da Incepa, revestiu, depois de casada, a parede de sua cozinha com azulejo de cor clara e desenhos que remetem ao ambiente. No banheiro da suíte, foram instalados revestimentos de tom bordô, ou seja, escuro.
No banheiro, ela instalou revestimento de cor verde claro com desenho de floral de bambu bem atraente. Já no banheiro menor (lavabo), ela instalou revestimento Valentino na cor verde escuro com tonalidade dourada. Os azulejos já contam com quase 37 anos, estão bem conservados e continuam indicando sofisticação e modernidade.
A Incepa oferecia um conjunto de elementos: tapete, arandela, revestimento cerâmico, saboneteira. Para mostrar todos os produtos, a empresa investiu em showrooms, já que não era possível mostrar todos em uma loja. Enfim, havia produtos para a montagem do banheiro completo — uma inovação que causou grande impacto no mercado nacional.
As matérias-primas usadas na produção da linha Valentino eram diferentes, as bases eram cores escuras, e tudo representava um diferencial que atraiu a atenção do público. A década de 80 foi realmente um marco para a Incepa e para o mercado de revestimentos do Brasil.
Depois de acompanhar a trajetória da empresa e o destaque de sua fase oitentista, cujas soluções ainda se mantêm atuais, visite e leia o conteúdo de nosso blog, confira nosso perfil no Youtube e tenha uma experiência interativa com a Incepa 70 anos!