Nosso lar é o refúgio para descansar após um longo dia de trabalho e para passar momentos inesquecíveis com as pessoas que mais amamos. Mas, para isso, é preciso pensar em uma decoração aconchegante, que proporcione conforto, seja convidativa e, ainda, tenha um visual incrível.
É por isso que a cozy decor, como também é chamado esse tipo de decoração, tornou-se uma grande tendência do design de interiores. Além disso, ela aumenta a qualidade de vida, pois proporciona uma maravilhosa sensação de bem-estar.
A boa notícia é que não é nada difícil conseguir esse efeito, basta acertar na escolha dos elementos. Quer saber como? Então, não deixe de conferir este conteúdo completo sobre o assunto!
As cores são elementos poderosos na hora de decorar. Isso porque elas têm um grande impacto em nossas sensações. Não é à toa que a cromoterapia também é aplicada no décor.
O primeiro ponto a observar é que elas devem combinar entre si. Caso contrário, geram desconforto visual e comprometem não apenas a estética como também a sensação de bem-estar no lugar.
O segundo fator são as tonalidades. Cores claras, principalmente as de tons terrosos (como o bege, marrom claro, off-white, verde e terracota) são infalíveis na hora de compor uma decoração aconchegante.
O ideal é priorizar as cores claras para elementos amplos, como paredes, revestimento do piso e móveis grandes, e deixar tons mais marcantes para os detalhes, a exemplo do verde, terracota e marrom mais escuro.
Os elementos naturais são a melhor forma de aumentar o aconchego de um ambiente. Aliás, eles conseguem aliar o conforto à sofisticação quando bem escolhidos. A seguir, confira ideias de onde utilizar cada um deles.
Pode ser usada em móveis e revestimento do piso. Como a madeira natural é um revestimento de alto custo, baixa durabilidade e difícil manutenção, o ideal é contar com porcelanato que remete à madeira, como os da Série Arbol da Incepa.
A propósito, a madeira também pode estar presente nas paredes, como os painéis ripados, que viraram uma febre na decoração.
Linho, algodão, seda, fibra de bambu, vime, juta, sisal, rami e outros tipos podem estar presentes no revestimento de sofás e poltronas, cortinas, tapetes, mantas decorativas e, até, em elementos do décor, como cachepôs e cúpula de luminárias ou abajures.
Esses materiais são usados, principalmente, em sofás, poltronas, pufes em quartos e salas, bem como em estofados das cadeiras na sala de jantar. Também podem revestir partes de móveis, como portas de armários ou em objetos decorativos, como baús, recamiers e cabeceiras das camas.
As plantas trazem mais vida e frescor ao ambiente, ampliando a sensação de aconchego. Tanto é que o urban jungle se tornou uma forte tendência. Para não errar, escolha espécies que se adaptam bem a ambientes internos e cujas cores das folhas e flores combinam com a paleta escolhida.
Paredes de tijolinho à vista também caem muito bem na decoração aconchegante. E elas não se limitam à cozinha, como é mais comum. Podem, inclusive, estar na sala de estar e, até mesmo, no quarto, principalmente na parede atrás da cabeceira da cama.
Além do fator funcional, a iluminação exerce forte influência na decoração. Isso porque, assim como influencia as sensações, ela pode destacar objetos nos ambientes.
Para criar uma cozy decor, aproveite ao máximo a iluminação natural, pois ela é mais agradável aos olhos e dá sensação de amplitude ao espaço. Você pode fazer isso por meio de grandes janelas, vidros, cortinas em tecido fluido (como o voil) e claraboias.
Lembra que comentamos sobre fazer predominar os tons claros? Eles são excelentes para refletir a luz e tornar o ambiente ainda mais iluminado.
Também é importante dar atenção especial à iluminação artificial. As lâmpadas de tom amarelado são as que mais geram sensação de conforto e aconchego, além de tornar o ambiente intimista e convidativo.
Para potencializar o efeito, aposte na iluminação indireta, com arandelas, luminárias, spots e abajures. Sancas com iluminação embutida também são uma excelente opção.
Superfícies muito lisas geram o efeito oposto ao que se espera de uma decoração aconchegante. Quando utilizamos a textura nos ambientes, é notória a diferença que ela causa: ambientes confortáveis, com movimento e vida.
Além de utilizar textura nas paredes, seja com gesso, revestimento ou, até mesmo, com papel de parede, há outras formas de incluí-la no decor. Por exemplo, um sofá de couro com almofadas supermacias ou com mantas em lã. Ou, ainda, um tapete felpudo sob a cama no quarto.
Não tenha medo de errar: o mix de texturas cai muito bem. Se estiver em dúvida, lembre-se de que qualquer elemento que nos promova a vontade de tocá-lo é uma excelente opção para compor sua cozy decor.
Mais do que dar o toque final, os detalhes são imprescindíveis para compor uma decoração aconchegante. Mantas quentinhas e macias sobre os sofás e almofadas em tecido natural certamente são um convite para relaxar na sala de estar. Aliás, esses elementos ficam muito bem também nos quartos, sobre a cama.
Tapetes em fibras naturais e com pelos altos também não podem faltar, seja na sala de estar, de jantar, quartos ou hall de entrada. Velas aromáticas proporcionam uma iluminação difusa e, ainda, deixam o cômodo com um aroma suave, mexendo com nossos sentidos.
Outro detalhe que deixa qualquer lugar muito mais aconchegante é o uso de objetos decorativos com apego pessoal. Sabe aqueles objetos de família ou que ganhamos de alguém que amamos muito? Utilize-os para decorar sua casa. Afinal, a decoração afetiva também aumenta o bem-estar.
Viu como é fácil compor uma decoração aconchegante? Basta acertar na escolha dos elementos e seguir as dicas deste post. Assim, certamente você terá um lar acolhedor, confortável e com um visual incrível. Além disso, você terá uma experiência única ao morar em um lugar com uma cozy decor impecável!
Que tal saber um pouco mais sobre o assunto? Aproveite a visita no blog e conheça os principais estilos de decoração!