Projeto de cozinha é uma das primeiras grandes mudanças pensadas para um imóvel. O local costuma ser muito utilizado e há quem o entenda como coração de um lar. Afinal, é nele que acontece a alimentação dos integrantes da casa, atividade vital para o corpo.
Então, o hábito de confraternizar nesse espaço, enquanto se prepara algum prato ou belisca algum petisco, pode justificar o investimento. Geralmente, é na cozinha que fotos de família acontecem, o que, por sua vez, estabelece memórias importantes.
Objetos e até revestimentos cerâmicos entram nessas imagens que ficam guardadas e podem ser relembradas em outros momentos, na forma de cor, textura e cheiro. Confira, agora, as melhores ideias para inspirar você a iniciar essa mudança com materiais de qualidade, atemporais e com ótimo custo-benefício.
Diferentemente de um projeto de banheiro, ao pensar no espaço da cozinha de um imóvel, é preciso priorizar a multifuncionalidade do local. É nele que acontece o preparo de alimentos, as refeições, as interações com amigos e familiares.
O ambiente funciona como uma sala de estar, em muitos momentos. Claro, as dinâmicas podem mudar de intensidade, a depender das necessidades dos moradores. No entanto, de fato, um projeto de cozinha precisa ser funcional.
O uso eficiente dos espaços eleva a qualidade desse ambiente, não importa qual a área disponível para o trabalho. Um dos segredos para uma obra bem-feita é o frescor contínuo que permanece, mesmo após anos. A sensação de local novo, bem cuidado e contemporâneo.
O projeto de cozinha deve ser pensado desse modo por conta das limitações e gastos que envolvem uma nova reforma. Possíveis mudanças na parte hidráulica e elétrica, troca de revestimentos, suspensão das atividades na cozinha, entre outros.
Dessa forma, as vantagens de um projeto bem pensado e executado evitam novos gastos e fortalecem, inclusive, a noção de casa e segurança. Afinal, aquilo que permanece ao longo dos anos traz um conforto importante para a nossa identidade.
Atualmente, as cozinhas seguem uma identidade que tem raízes no movimento modernista — surgido ainda nos anos 1930, que prezava pela economia das formas e usabilidade dos ambientes. Logo, estamos falando da integração dos espaços da casa.
A queda das paredes entre a cozinha e a sala é uma das principais continuidades da estética moderna. Essa opção integra os principais tipos e é chamada, de modo geral, de cozinha americana.
Isso porque o ambiente se tornou um elemento de decoração importante para a casa, e que pode dialogar visualmente com os outros espaços. Além disso, por conta do uso frequente, algumas funções de outros cômodos podem se conectar com a cozinha. Então, em muitos projetos, a televisão da sala de estar é pensada para ser aproveitada também por quem estiver na cozinha.
Nesse sentido, fizemos uma seleção dos principais projetos de cozinha para que você possa escolher com mais consciência qual o que melhor se encaixa no seu estilo de vida. Veja, logo a seguir.
O nome já adianta que esse estilo é mais simples e adequado para locais com espaço reduzido. A cozinha linear é minimalista, sendo uma ótima opção para utilizar um revestimento com personalidade, como os da série Drops.
Também é válido lembrar que esse tipo de cozinha é ideal para móveis projetados, com uso de prateleiras, bancadas e armários organizados em uma única parede.
Para quem dispõe de um espaço um pouco maior, a cozinha em formato de U é uma boa opção. Ela é constituída, como podemos observar pelo próprio desenho da vogal U, por três paredes funcionais conectadas.
Nesse sentido, os móveis, usualmente, ficam nas paredes paralelas, e a “ponte” que liga as duas paredes serve como área de serviço. Além disso, há disponível uma boa bancada, em que podem ser feitos preparos diversos e até refeições.
Aqui, não há a “ponte” que falamos anteriormente, mas apenas duas bancadas que ficam uma de frente à outra. Esse tipo é ideal para o trânsito de pessoas, dando mais liberdade para os movimentos e viabilizando o uso de móveis e eletrodomésticos no ambiente.
A bancada também é muito versátil, sendo possível o preparo de massas, temperagem de chocolate e refeições no geral.
Semelhante ao formato em U, a cozinha em L é uma opção eficaz para aproveitar espaços. Também nesse tipo, os móveis planejados e revestimentos que podem dialogar com áreas de cores mais fortes e outras de tons mais discretos são ideais.
O formato de ilha traz modernidade ao ambiente para locais em que o espaço não seja tão limitado. Nesse tipo, há uma bancada que fica no centro da cozinha e é muito utilizada como estação de trabalho no preparo de alimentos. Nesse local, também é possível colocar cooktop e pia.
Já imaginou uma cozinha na parte externa do imóvel? Estamos falando da novidade do formato gourmet, que soluciona o uso para estocar bebidas e fazer festas.
Afinal, geralmente, com uma área maior para o projeto, é possível colocar refrigeradores, churrasqueiras e forno a lenha. Quem opta por esse formato valoriza o imóvel com exclusividade e privilégio, potencializando o uso do local.
Se você ainda tem dúvidas sobre o estilo que quer dar ao projeto de cozinha, que tal abrir o quiz que preparamos para ajudar você? Ao responder às perguntas, você terá dicas personalizadas e poderá saber qual estilo combina mais com sua casa.
Projeto de cozinha que tenha versatilidade, integrado com outros ambientes, pode ser uma das melhores atitudes para dar mais frescor à sua vida. Isso porque reunir amigos, familiares ou, até mesmo, estar sozinho em um ambiente com elementos visuais que dão sossego aos olhos faz a diferença. A cozinha americana, explicada neste texto, é uma boa oportunidade para isso.
Gostou do conteúdo e quer continuar bem informado sobre o mundo do design, arquitetura e revestimentos? Então, você pode gostar de conferir agora o dicionário da decoração.