Com a supervalorização do metro quadrado em áreas urbanas, os espaços em apartamentos e casas estão ficando cada vez mais enxutos. Essa nova realidade do mercado imobiliário vem levando arquitetos a buscarem alternativas de ampliação e valorização do espaço, como a integração de ambientes. Além de ser uma questão estética, essa solução mantém os moradores mais próximos e garante um charme extra aos cômodos.
Neste artigo, daremos dicas especiais para você que deseja reformar o seu banheiro e mostraremos como pode ser vantajoso integrar esse cômodo a outro ambiente da casa. Achou o tema interessante? Então acompanhe a leitura!
Quando falamos sobre ambientes integrados, os primeiros exemplos que surgem na cabeça de algumas pessoas é a integração da sala de estar com a sala de jantar ou da cozinha com a sala de jantar. Embora essas sejam as combinações mais comuns, também é possível fazer a integração de outros ambientes, como o quarto e o banheiro.
Esse tipo de integração começou a ser mais utilizado no setor hoteleiro. No entanto, não demorou muito para que os arquitetos aderissem a essa ideia. O quarto integrado ao banheiro é uma alternativa para quem, mesmo com pouco espaço disponível, sonha em ter uma suíte.
O box do banheiro pode ser transparente, mas é preciso ter cuidado para preservar a privacidade. Quanto ao vaso sanitário, é interessante que fique escondido, principalmente no caso de você morar com mais outras pessoas. Recomendamos também que haja uma pequena janela acima dele para evitar que possíveis odores se espalhem pelo quarto inteiro.
Mas, afinal, vale a pena investir na integração de cômodos como quarto e banheiro? A resposta é: sim, ambientes integrados podem trazer muitas vantagens. A principal delas, com certeza, é a sensação de amplitude. Como a ausência de paredes faz com que nossos olhos percebam o ambiente como se ele realmente fosse maior, essa é uma boa solução para imóveis com quartos pequenos.
Além disso, a retirada de paredes permite uma maior iluminação e ventilação dos ambientes. Em casas e apartamentos com muitas divisões de cômodos, é comum que os moradores dependam da luz artificial. Já em ambientes integrados, tanto a luz quanto a ventilação natural podem ser aproveitados.
Por último, mas não menos importante, devemos ressaltar que os ambientes integrados aumentam a convivência entre os moradores da casa. Esse é um ponto positivo para quem deseja manter a família reunida.
A decoração de banheiros integrados a quartos deve ser feita com muito cuidado. Por serem ambientes com usos muito diferentes, escolher um acabamento em comum para esses dois cômodos não é uma tarefa fácil.
O quarto é o cômodo destinado ao descanso, então indicamos que você use opções de revestimento que garantam a sensação de conforto. Já o banheiro, principalmente a parte próxima ao box, pede um acabamento que seja antideslizante. Para isso, basta observar o coeficiente de atrito úmido de cada material.
Outro fator que deve ser observado antes de fazer a reforma de um banheiro é o trabalho que você terá para limpar os revestimentos. Em peças esmaltadas, o grau de facilidade de limpeza e resistência a manchas está diretamente ligado à textura da superfície. Já as peças não esmaltadas precisam ser analisadas, pois quanto maior for a porosidade da massa, mais facilmente ela ficará manchada.
Além das questões técnicas relacionadas à escolha dos materiais para a reforma, você precisa pensar no seu estilo. Para pessoas ligadas à natureza, o ideal seria um porcelanato que reproduza pedras naturais, seixos, madeira e plantas como decoração. Já para amantes de ambientes luxuosos e sofisticados, recomendamos o uso de porcelanatos que reproduzem o mármore. O lado bom é que tanto tons claros quanto escuros podem ser usados em banheiros e quartos.
Agora que você já sabe como quartos integrados a banheiros são vantajosos, chegou a hora de falarmos sobre os melhores materiais para serem usados em decoração de banheiros. Primeiramente, vale ressaltar que não basta ser bonito: o produto precisa ser de qualidade.
Veja, a seguir, quais são os revestimentos mais utilizados em reformas de banheiro e as principais características de cada um.
Muitas pessoas gostam do efeito dos pisos polidos, como porcelanato, cerâmica e mármore. No entanto, esse acabamento tem menor capacidade de absorção de água e, por essa razão, costuma ser mais escorregadio. Isso significa que ele não é recomendado para famílias com crianças ou pessoas idosas.
O porcelanato é o produto mais adorado, tanto pelos arquitetos quanto pelos clientes. Apesar de ser mais caro que os outros tipos de revestimento, o porcelanato apresenta uma qualidade superior, o que garante uma maior durabilidade. Outra vantagem do porcelanato é a sua resistência a abrasão, sendo assim, você não vai precisar se preocupar na hora de fazer a limpeza do banheiro.
A cerâmica também é um material muito procurado, pois pode ser encontrada em vários modelos, texturas, cores e tamanhos. Além disso, a cerâmica tem um preço muito mais acessível que o porcelanato. Apesar de não serem tão resistentes quanto o porcelanato, a cerâmica também é resistente a fungos e tem uma boa durabilidade.
Por último, mas não menos importante, precisamos falar sobre o mármore e o granito. Por se tratarem de pedras naturais, esse tipo de revestimento costuma ser uma das opções mais caras, no entanto é a escolha ideal para quem deseja ter um banheiro nobre e elegante. Além da beleza, as pedras naturais possuem uma resistência incomparável. Isso significa que um banheiro de mármore é para a vida toda, o que faz valer a pena todo o investimento.
Como dissemos, tão importante quanto o tipo de material é a qualidade do produto. Portanto, invista sempre em produtos fabricados por empresas conceituadas no mercado, seja para fazer a reforma de banheiros, seja para decorar qualquer outro cômodo da casa. Além de garantirem a qualidade dos produtos, marcas como a Incepa costumam oferecer todo tipo de material de construção necessário para repaginar casas e apartamentos.
Gostou das nossas dicas? Está procurando por uma marca de materiais para construção de qualidade? Então entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre o nosso trabalho.