A escolha dos revestimentos de uma obra ditam muito sobre a estética final do projeto. Por isso, é fundamental optar por materiais de qualidade e que garantam um bom acabamento.
Os revestimentos de pedra, são uma opção versátil e frequentemente usados na construção civil. São encontrados em diversos formatos, cores e texturas, utilizados para diferentes finalidades, podem revestir áreas de pisos, paredes, calçadas e balcões de cozinha ou banheiro.
A seguir, apresentamos os principais tipos de pedras para revestimento, dicas de como escolher o modelo ideal para sua construção e como preservar ao máximo esses revestimentos. Acompanhe!
As pedras são utilizadas na construção civil há muitos anos, seja na estrutura ou como material de acabamento.
A diversidade de modelos faz com que seja possível encontrar revestimentos pedra para áreas externas ou internas. Com diferentes características mecânicas, de textura e cores, é possível encontrar variedades que atendam a diferentes usos e estilos de projeto.
A seguir, apresentamos os modelos mais usados de revestimentos de pedras e as diferentes possibilidades de aplicação.
Seixo
O seixo é um fragmento de rocha, uma das pedras mais utilizadas para revestimentos. Geralmente, são utilizados em sua forma mais arredondados e com superfície lisa. Pode ser encontrado em três tipos diferentes: seixo solto, seixo telado e microsseixo. Também podem ter diversas cores, variando entre branco, marrom, cinza ou preto, de acordo com sua composição natural.
Sua aplicação pode ser diretamente sobre a argamassa de assentamento. Pode ser usado para revestir paredes ou piso. Sua composição e design na aplicação costumam proporcionar um ambiente com aspectos naturais, transformando-o em um espaço aconchegante e receptivo.
A pedra São Tomé é uma ótima opção para a maioria dos projetos que buscam aplicar acabamentos com pedra. Geralmente, é encontrada em cores claras e terrosas, tons sóbrios que favorecem a composição com outros revestimentos.
Esse material também é encontrado em diversos formatos, o que favorece a criação de diferentes paginações do revestimentos de acordo com o ideal do projeto.
A pedra São Tomé, é um dos revestimentos mais utilizados em áreas externas, pois sua superfície é antiderrapante e tem boa absorção de água. Por isso, sua aplicação deve ser realizada de forma cuidadosa para evitar problemas como infiltração ou peças se soltando.
O granito é uma das pedras mais comuns na construção civil, comumente usada para bancadas, pisos e, até mesmo, nas paredes. Uma das suas principais características é a granulação na superfície.
Apresenta uma longa variedade de modelos, alterando cor, textura e características técnicas. Por isso, esses revestimentos de pedra devem ser escolhidos com cuidados de acordo com o local em que forem aplicados.
Alguns modelos de granito, por exemplo, têm maior facilidade de absorção de água. Por isso, apresentam tendência a manchar e acabam não sendo uma boa opção para o uso em bancadas.
A pedra miracema é frequentemente aplicada como revestimento para piso, por ser resistente e antiderrapante. Ela também é conhecida como lajinha, um tipo de granito em sua forma mais bruta, sem o processo de polimento. Entre as cores mais comuns encontradas estão rosa, amarela, branca e cinza.
Para projetos mais rústicos, a miracema pode ser uma ótima opção de revestimento para as fachadas. No piso, funcionam bem em calçadas, escadas e demais espaços de alto tráfego, pois suas características proporcionam alta durabilidade e segurança para os pedestres.
A pedra portuguesa é mais um modelo de material versátil que pode ser utilizado em paredes ou piso. Os revestimentos em pedra desse modelo são frequentemente utilizados para revestir calçadas, no entanto, alguns projetos de interiores aplicam esse material nas paredes internas, nesse caso, o uso da pedra na cor branca pode compor muito bem o projeto e complementar o restante da decoração.
As pedras portuguesas são pequenas e possuem formatos irregulares, ela se adapta a diferentes estilos de projetos, pois pode ser encontrada em inúmeras cores, compondo decorações mais cleans ou rústicas.
A ardósia é um tipo de revestimento de pedra popular na construção civil, por ser uma opção com bom custo-benefício. É frequentemente utilizada para revestir balcões e pisos. No entanto, podem ser encontrados também modelos de ardósia para aplicação na parede. Sua superfície escura e lisa, sem veios e granulações, proporciona um acabamento sofisticado e rústico.
As texturas, formas e cores naturais das pedras as tornam ótimas opções de revestimento. Ao unirmos as vantagens desse material à resistência e praticidade de aplicação dos revestimentos cerâmicos, uma outra possibilidade surge: os porcelanatos inspirados em pedras naturais.
Alguns modelos de porcelanato conseguem atingir uma qualidade de reprodução tão grande que se tornam uma opção prática e com alto valor estético. Uma das vantagens desse modelo de revestimento é sua melhor adequação a áreas internas, por ser mais suave ao toque e de fácil limpeza.
Entre os modelos mais indicados para uso, estão as peças produzidas com tecnologia HD, que permite dar maior naturalidade à textura das peças. A série Argos, da Incepa, usa essa tecnologia e, por isso, traz revestimentos com padronagens únicas de alta qualidade, inspiradas em texturas rústicas de pedras e metal oxidado.
A série conta com variações de revestimentos indicados para uso em ambientes internos. Além de contar o modelo, Mosaico Argos Multicolor, que contém peças apropriadas para assentamento em paredes, por isso, se torna um produto ideal para uso em revestimento de cozinha e banheiros.
As peças da série Argos têm juntas de assentamento de apenas 1mm, com acabamento retificado, uma das menores do mercado, garantindo uma estética mais uniforme no ambiente.
São muitos os modelos de revestimentos com pedra e, por isso, existe uma gama de modelos a serem considerados para a aplicação. A escolha deve ser feita a partir da análise do uso do local e do tipo de superfície em que o revestimento será aplicado.
Todos os revestimentos citados anteriormente podem ser utilizados para revestir pisos e paredes. No entanto, de acordo com a quantidade de tráfego de pessoas, os modelos mais resistentes serão uma melhor opção. Ao mesmo tempo, os revestimentos com maior absorção de água se adaptam melhor a áreas molhadas.
Entre os revestimentos usados para balcão, a ardósia e o granito são as opções mais recomendadas dentro das citadas. Por serem pedras encontradas em dimensões mais apropriadas para esse uso e por contarem com um acabamento menos rústico.
Os modelos de porcelanato que se assemelham à textura dos revestimentos pedra são ótimas opções para áreas internas e garantem mais facilidade na hora da limpeza e maior suavidade ao toque.
Se assentados da forma correta e mantidos os cuidados cotidianos de limpeza, é possível ter um revestimento com aparência saudável durante mais tempo.
A Incepa oferece uma série de conteúdos sobre revestimentos. No blog Incepa, você pode encontrar mais dicas e ter acesso a tendências do mercado como as peças em SuperFormatos, lastras e lâminas de porcelanato com dimensões maiores que as tradicionais. Produtos que geram um acabamento de alta qualidade e são ótimo para compor com outros tipos de revestimentos.
Leia mais conteúdos como este no blog da Incepa e confira o nosso catálogo de lançamentos!