Os porcelanatos são os revestimentos cerâmicos mais resistentes do mercado, apresentando uma alta resistência mecânica e baixa porosidade. Porém, existem alguns cuidados extras que podem fazer com que o seu revestimento dure por mais tempo.
O principal ponto de atenção deve ser a limpeza diária. Limpá-los da maneira correta garante que a beleza da peça perdure, assim como seu brilho e características. Sabendo disso, separamos algumas dicas importantes. Confira!
Não são necessários produtos específicos para realizar a limpeza diária dos porcelanatos. Na verdade, será preciso apenas um detergente com pH neutro e água.
No mercado, existem diversos produtos que prometem facilitar a limpeza. Porém, eles costumam apresentar alta acidez e alcalinidade, o que pode agredir as peças e causar danos irreversíveis na superfície dos porcelanatos.
Os materiais utilizados também são simples: vassoura de cerdas macias, baldes, rodo e pano. É válido ressaltar que nunca deve-se utilizar palha de aço ao limpar, pois elas podem riscar e comprometer o brilho da peça.
Na primeira etapa da limpeza, efetue a varrição da área que deseja limpar, removendo as partículas soltas sobre o porcelanato. Em seguida, realize a técnica dos 2 baldes: prepare a solução de água e detergente em um balde e separe um segundo balde com água limpa.
Comece mergulhando o pano limpo na solução e esfregue o porcelanato. Para uma limpeza mais efetiva, recomendamos deixá-la agir por 2 ou 3 minutos antes de retirá-la.
Enquanto a solução está agindo no porcelanato, aproveite para lavar o pano utilizado na água limpa do segundo balde. Assim, a mistura de água e sabão permanece sempre limpa para você aplicá-la.
Por fim, enxágue o piso com o auxílio de um pano úmido, para evitar manchas. Caso queira melhorar a secagem do produto e dar um cheirinho extra de limpeza, você pode adicionar uma pequena quantidade de álcool perfumado ao pano seco.
Os revestimentos da Incepa apresentam as menores juntas do mercado. No entanto, se você o utiliza em áreas molhadas, como no banheiro, é normal surgir lodo nos rejuntes.
Para esses casos, recomenda-se utilizar água quente, bicarbonato de sódio e uma escova de cerdas duras para limpar entre os revestimentos e evitar o acúmulo desses resíduos.
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre a limpeza dos revestimentos Incepa, clique aqui e acesse nosso site. 💙