Um conceito que se contrapõe ao que é feito em larga escala: isso nos diz bastante sobre o que é Slow Decoration. Entre outros pontos, esse estilo valoriza o produto artesanal ou, pelo menos, mais exclusivo. O objetivo do slow movement é promover o bem-estar de quem o utiliza ao comprar apenas objetos que lhe sirvam, que sejam bem-feitos e com boa durabilidade.
Também é importante salientar, que, nesse caso, não devemos traduzir a palavra “slow” ao pé da letra, pois o slow design não reflete algo devagar ou lento. Dito isso, nós da Incepa estamos ansiosos para mostrar a você 8 dicas para criar um ambiente focado na tendência slow decoration. Confira!
Também chamado de “slow movement” ou “decoração afetiva”, trata-se de um movimento inspirado em uma outra tendência, o “slow living”, que remete a um estilo de vida aconchegante e “desacelerado”.
Partindo dessa ideia, usar o conceito na decoração tem como premissas o aconchego e o máximo de conforto quando se deseja decorar um ambiente. Esses diferenciais permitem um ambiente mais convidativo.
Para implementar o Slow Movement no ambiente, uma boa sugestão é utilizar materiais naturais, eco-friendlys, feitos de formas sustentáveis ou que contem alguma história. O ambiente passar a representar as pessoas que moram nela.
Para que o imóvel ganhe um toque mais pessoal, vale incorporar elementos que seguem a mesma tendência sem, necessariamente, ater-se ao que é comumente visto no Brasil. Portanto, você pode incorporar o que mais gostar, como itens da decoração escandinava, vintage, rústica, boho, provençal, entre outros.
Mas é importante ressaltar que esse tipo de decoração afetiva, que privilegia intimamente as suas preferências ligadas ao que se gosta de fazer quando deseja descansar, requer acessórios minimalistas, pois o movimento vai contra os exageros do consumismo e da vida caótica — é “quase” uma releitura da cultura hippie.
Por fim, a decoração desacelerada deve ser feita de uma maneira clean e harmônica, em um espaço mais simples, leve e livre da desordem, pois os ambientes desorganizados não conseguem ser aconchegantes.
Você vai se surpreender ao descobrir que, com os lançamentos de materiais da Incepa 2022, é possível criar um ambiente desacelerado, a começar pelo incrível tour virtual da Incepa. Nele, você verá que tons terrosos e clean são destaques e perfeitos para fazer várias composições com outros tipos de cores e materiais que têm a ver com o seu estilo e com o jeito de ser de quem mora com você. As 8 dicas estão presentes nas próprias linhas da marca. Confira!
Um exemplo proposto no showroom da Incepa é fazer um banco em alvenaria e, sobre ele, colocar um estofado marrom, bem à frente de uma mesa. Tudo isso — pasme! — na cozinha. Afinal, não é ali mesmo que os amigos se reúnem? Então, por que não tornar esse ambiente superconfortável?
A linha Alfama resgata o conceito da vida simples, como se fosse avental desbotado pelo sol trazendo suas memórias afetivas. Os revestimentos Alfama Candy apresentam o diâmetro 30×90. Seus desenhos contêm uma combinação de relevos orgânicos e geométricos, além dos tons pastéis com tonalidades alegres e contemporâneas.
Inspirada nas texturas e cores da Toscana, os porcelanatos da linha Arenito, com o diâmetro 90×90, são perfeitos para áreas externas como decks, rampas e calçadas. Seu tom, levemente vermelho tijolo, reproduz fielmente a rocha natural e seus veios — variação de cores na italiana Siena.
Os revestimentos da série Artline estão disponíveis no formato 30×90,2 cm, trazendo formas geométricas triangulares em três cores sobre um relevo modular, sempre combinando com branco e cinza. Por serem descontraídas, seu uso dispensa regras e formalidades, e ser explorada de maneira quase ilimitada.
Esta linha contemporânea, Moon, dá protagonismo às paredes, garantindo força e originalidade aos ambientes. As cores exploram uma escala neutra e versátil, com vários tons de cinza (do branco ao preto), combinando facilmente com outras cores e materiais.
Essa linha apaixonante, a Onice reproduz as camadas cristalinas da pedra natural, com seus tons que vão do bege e veios suaves, trazendo a imponência dos mármores clássicos em duas versões de acabamento de superfície: polido e acetinado. Está disponível nos formatos 30×90, 60×60 e 90×90.
As estampas florais, suaves e delicadas estão mais presentes na decoração a cada dia. A linha Nostalgia foi baseada na natureza tendo conexão direta com a slow decoration, ideal para espaços reconfortantes e com atmosfera romântica. Seu charme é atemporal, com composição que privilegia os grafismos florais e os relevos geométricos.
O mármore Crema Marfil é de origem espanhola, e a Incepa trouxe a inspiração para a Série Portofino, com seus veios muito suaves, de tons beges, e pouco contraste. Este visual uniforme junto à imponência dos SuperFormatos a tornam atemporal, ideal para o revestimento de pisos, paredes e bancadas. As versões acetinada e Micro Crystal trazem a riqueza de detalhes da rocha natural, além de imprimir leveza e elegância aos ambientes.
A linha de Revestimentos Incepa 2022 foi apresentada na Expo Revestir, sendo composta, ainda, por outras peças para trazer o Slow Movement para a sua casa, como: Mattone, Nature, Sisal, Pro, Solid, Venatino, Oxi Ruddy, Modern, Galileu, City, Calacata e Argos.
Esperamos que você tenha ficado tão feliz em conhecer a Slow Decoration, quanto ficamos em descrevê-la para você. Nossa sensação é, de fato, estarmos nos remetendo à decoração afetiva. Aproveite todas as novas dicas de revestimentos!